terça-feira, 25 de maio de 2010

As lideranças das Igrejas Cristãs, tornam tardias as revelações de Deus.(Heb.5.11)


A esse respeito temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porque vos tonaste tardios em ouvir.



Com efeito, devendo já ser mestres, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus vos haveis feitos tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido.


Ora todo aquele que ainda se alimenta de leite não esta experimentado na palavra da justiça porque é criança.


Mas o alimento sólido é para o adulto, para aqueles que, pela prática, têm as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

1º Comentário.

Por tanto, começaremos com um assunto básico.

Velho testamento, que diz a respeito do tabernáculo de Moisés.

O tabernáculo foi constituído por Deus, com três lugares.

1º Lugar átrio

2º Lugar Santo

3º Lugar Santíssimo

Átrio é o mesmo que, um lugar para sacrifício, para preparação de oferta para o Senhor; onde existia dois móveis, altar de holocausto e bacia de bronze.  O altar de holocausto para sacrifício, bacia de bronze para lavar as mãos após o sacrifício.







Santo é o mesmo que lugar de comunhão, de iluminação, de oferenda e adoração; onde existiam três móveis, mesa dos pães, candelabro de ouro, e altar de incenso.






Santíssimo lugar da majestade, lugar exclusivo, lugar de mistérios, segredos e poder absoluto; existia um móvel que se chamava Arca de Deus, onde manifestava sua Gloria .


O tabernáculo e seus três lugares


|-------------------II------------------------------ ------II
|  Lugar  1º           .            Lugar 2º             X- C                          Lugar 3º       
|                           .                                                   |                             
|           X- A        .     X-B                                                 x-a       x-b
Santíssimo.        .      Santo                                     |                        Átrio   
|                           .                                       X-D      |                                                      
|--------------------II------------------------------ -----II


O primeiro lugar que é o Santíssimo, onde ficava a Arca de Iawe (X-A),o sacerdote só entrava uma vez por ano, e tinha que fazer sacrifício de expiação pelo seu próprio pecado, transportava em suas veste um sino pequeno em forma de romã, se o sacerdote não tivesse purificado, ele era morto lá dentro, o auxiliar não ouvindo o barulho do sininho, puxava ele por uma corda que era amarrada em suas vestes. Para que você leitor veja, como a responssabilidade do Sacerdote é grande.

O segundo lugar que é o Santo, onde estava o altar de Incenso(X-B) para aspergir o sangue sacrificado no átrio(x-a) e (x-b), os sacerdotes sentavam sobre a mesa dos pães(X-C), para ter comunhão com os irmão, que vinham oferecer seu sacrifício no átrio(x-a) e (x-b) , sobre a luz do candelabro de ouro que era alimentado de pavio e azeite(X-D).

É necessário que neste assunto vocês possam gravar os lugares que dividem o tabernáculo que Moisés construiu, divina mente revelado por Iawe no monte, como diz a palavra de Deus.(Hebreus 8.5)


E partir deste básico nos vamos entrar fundo nos mistérios de Deus.


2º Comentário.

O tabernáculo não foi construído por acaso, ou  fazer parte de uma simples historia de época.

Em viagens missionarias, ouvi alguns preletores dizerem, que o Tabernáculo, não interfere no entendimento do Novo Testamento,  não foi isto que o Apostolo Paulo disse na 2ª carta aos Corintios 5.1, quando comparou nosso corpo com um tabernáculo; esta comparação forma um paralelo com o livro de Geneses1.26 que diz façamos o homem nossa imagem e semelhança; para entender mos esta construção do homem imagem e semelhança, é nescessario entendermos o tabernáculo do corpo, após, entenderemos como Deus é, em sua essência.

O tabernáculo do corpo, é constituído de três lugares corpo, alma e espírito.

CORPO, ALMA E ESPÍRITO = UMA PESSOA= A  NOME PRÓPRIO

Um corpo não forma uma pessoa sozinho.
Uma alma não forma uma pessoa sozinho.
Um espírito não forma uma pessoa sozinho.
O componente corpo, componente alma, componente espírito, formam uma pessoa(ser humano).
Na realidade um depende do outro para existir, os  três são inseparáveis.


Porque somos imagem e semelhança de Deus?

Deus disse façamos o homem, nossa imagem e nossa semelhança; imagem e semelhança que encontrei  no livro de Geneses 1.1, seu Espírito pairando sobre a face das águas, no livro de Levítico 26.30 encontrei, sua Alma não tendo prazer no povo de Israel, encontrei também no livro de Ezequiel 1.26 seu Corpo Espiritual assentado sobre um trono em forma de homem, isto siguinifica que Deus tem Espírito Alma e Corpo.

Onde esta o Corpo físico de Deus?
O Apostolo Paulo após ter reconhecido e dito no livro II Coríntios 5.1, que nosso corpo é um tabernáculo.
Paulo também complementa no livro de Colossence 2.9 que todo estado completo de Deus estava sobre aquele corpo chamado Yehoshua, gerado pelo seu Espírito no ventre de Maria sua Mãe; isto significa que o Espírito a Alma de Deus e seu Corpo Espiritual fizeram uma equação dentro daquele feto gerado em Maria; é como se estivesse, transformado o tamanho de um homem em uma formiguinha, está que por sinal não podia revelar seu segredo para outras, que não tivesse incluída no projeto da salvação, pois não entenderiam, ou não acreditariam, e colocariam todo projeto por água abaixo, projeto este que deveria, manter este tamanho até trinta e três anos, pois do contrário não poderia cumprir seu ministério; se deste tamanho dizendo ser filho já diziam que era blasfémia, imaginemos se dissesse que era o próprio Deus.
Pedro foi o único na época que reconheceu, o corpo de Deus como sacrifício no livro de Mateus 16.20 O Senhor diz para que ninguém dissesse, que ele era o Sacrifício de Deus.
Em Lucas 1.35 diz que o anjo Gabriel mensageiro de Deus disse, o que estava no ventre de Maria seria gerado pelo Espírito Santo de Deus, e que seria chamado de Filho de Deus (apenas chamado de Filho, e não afirmando ser o Filho de Deus), como se fosse um enigma de Deus, para que o homem não atrapalhasse seu projeto de salvação e não impedisse a manifestação de seu Ministério na terra.






Qualquer duvida, é só perguntar , seja um seguidor deste blog.

Deus abençoe.

5 comentários:

  1. Tem que esta no espirito, e em seus frutos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Edson mt bom o esboço postado no blog, se puder por algo mais sobre o plano divino falando o que tem de algo especial para nós amém.

    Sobre liderança infelizmente isso ocorre bastante nas igrejas são líderes não qualificado, capacitado que não sabe por onde começar termina se desandando e termina ensinando algo que não edifica, e vive enrolando.

    Principalmente na EBD professores que vivem lendo revista em aula, é pq não estuda em casa por falta de interesse e tbm quando n tem algo para ensinar vive enrolando e contando história de conto de farda, isso faz parte da liderança tbm.

    Em termo geral de liderança existem igreja que não examina a bíblia e termina passando algo errado para os fieis, e ensina conforme o ego da pessoa.

    Que esse blog seja rico e edificante para aquele que precisa buscar o reino de Deus,nós precisamos dele.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Joel, pura realidade o que vc esta escrevendo.

    ResponderExcluir